Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
HOME / A Conquista do Canal 14-E UHF

A Conquista do Canal 14-E UHF

          Após constatar a perda definitiva do Canal 5-E, a Fundação RTVE solicitou junto ao Ministério das Comunicações um pedido de um outro Canal, o 14-E UHF, que estava programado para ser apenas um repetidor. Atendendo à uma solicitação da direção da Fundação, em 2004 o Ministério das Comunicações solicitou à Anatel a mudança técnica do Canal de repetidor para emissor, o que possibilita à TV UFG não só retransmitir conteúdos, como também gerar conteúdos.

          Em maio de 2004 foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto Legislativo nº 806 que concedeu o Canal 14-E para a Fundação RTVE. O passo incial para a efetivação da TV UFG estava consolidado.

          Contando com o apoio indiscutível da Universidade Federal de Goiás, a partir de 2006 as providências para colocar o Canal 14 no ar começaram a ser tomadas. Os equipamentos de transmissão foram adquiridos, uma nova sede para a Fundação RTVE, que até então funcionava em uma sala na Rádio Universitária, foi viabilizada no Câmpus Samambaia da UFG, próximo à Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, um convênio com a AGECOM/TBC foi firmado, possibilitando a instalação do parque de transmissão na mesma torre e espaço físico ocupado pelos veículos da AGECOM no Morro do Mendanha, em Goiânia. Outros convênios foram celebrados, a equipe diretiva da TV UFG começou a ser estruturada e a emissora foi inaugurada no dia 14 de dezembro de 2009, data na qual a UFG completou 49 anos de existência e a luta pelo Canal de televisão, 47 anos.

          Desde a sua criação, a Fundação RTVE apoiou diversos projetos das áreas de comunicação, educação e cultura, tanto da UFG, quanto da sociedade goianiense, contribuindo, de forma significativa, para a melhoria da educação e para a democratização do acesso a produtos culturais, principalmente por meio da radiodifusão pública.