Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
HOME / O Início da Nossa História

O Início da Nossa História

      A história da Fundação RTVE é marcada por lutas, perdas e conquistas que explicitam os desafios e as dificuldades enfrentadas pelas emissoras públicas de televisão em todo país.

        Em 1962, quando a UFG solicitou a concessão de uma emissora de rádio, a Rádio Universitária, fez também o pedido de uma emissora de televisão. A concessão radiofônica foi outorgada à Universidade, mas a televisiva não. Mais tarde, nas décadas de 70 e 80, a UFG teve a oportunidade de ocupar dois canais, o 13 e o 11, mas não conseguiu reunir os recursos financeiros necessários para colocar a emissora no ar e em funcionamento. O Canal 13 foi então incorporado ao Estado e o 11, a grupos privados.

       Em 1996, a Fundação RTVE foi instituída com o objetivo de apoiar as ações de radiodifusão, comunicação, educação e cultura da UFG, atendendo inclusive à uma exigência legal no que se refere à área, já que a concessão de radiodifusão no Brasil é pública, mas de direito privado.

         No início de 1997, a Fundação RTVE solicitou à Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em Goiás a concessão do Canal de retransmissão localizado na frequência 5-E, de televisão, e da Estação de Rádio FM 230-E. Entretanto, em virtude de uma alteração na legislação vigente, que não mais permitia solicitar um Canal retransmissor misto, em 1999 a Fundação RTVE encaminhou um novo pedido ao Ministério das Comunicações para a obtenção da concessão do Canal 5-E.